quinta-feira, 21 de abril de 2011

O VEÍCULO MAIS CARO...



Um dos veículos mais caro do nosso tempo é o carrinho do supermercado...

quarta-feira, 20 de abril de 2011

1893 - JOAN MIRÓ



A 20 de Abril de 1893, nasce, em Barcelona, Joan Miró i Ferrà, consagrado pintor surrealista catalão. Entre as suas inúmeras obras, poderemos citar, a título de exemplo, Retrato de Juanita Obrador (1918), Maternidade (1924) e Interior Holandês (1928).




Faleceu a 25 de Dezembro de 1983

terça-feira, 19 de abril de 2011

GRACE SANTORINI

O Hotel Grace Santorini, situado na Bacia Caldera, na ilha de Santorini, Grécia, é um espetáculo à parte dentro duma paisagem arrebatadora. Localizado na costa nordeste da ilha, está entre os 101 Melhores Hotéis do Mundo, de acordo com o renomado guia de viagens “Tatler Travel Guide 2011”.










































segunda-feira, 18 de abril de 2011

MILU


Maria de Lurdes de Almeida Lemos

conhecida apenas por MILU

(1926-2008)


Actriz de cinema e teatro de revista portuguesa. Estreou-se, aos doze anos, no filme "Aldeia da Roupa Branca" ao lado de Beatriz Costa. Extremamente bonita e fotogénica, encantou gerações de portugueses e portuguesas, podendo, sem favor, ser comparada às "estrelas" de Hollywood. Foi também uma presença assídua na rádio, onde começou aos dez anos a cantar. Em 1942, é a "Luisinha" no filme "O Costa do Castelo", de Artur Duarte, e a sua voz imortalizou a música "Minha Casinha" mais tarde reinterpretada pelo conjunto musical "Xutos e Pontapés", com enorme sucesso. Outro sucesso foi "Cantiga da Rua". Casou, pela primeira vez, em Dezembro de 1943, aos dezassete anos. Lisboa despovoou-se para ir ver a noiva à igreja de São Sebastião da Pedreira. Interrompeu a sua carreira artística, mas os e as fãs obrigaram-na a regressar. E mais sucessos se seguiram, numa das épocas mais criativas do cinema português: "Cantiga da Rua","O Leão da Estrela", em 1947, "O Grande Elias", em 1950, entre outros. Foi sem sombra de dúvida "a namoradinha de Portugal". As revistas de cinema e quase todas as outras escolhiam-na para capa, pois a sua beleza deslumbrava. Fez teatro de revista no Teatro Avenida, nomeadamente em "Ó Rosa Arredonda a Saia" e no Teatro Variedades com "A Vida é Bela" e entrou em alguns filmes em Espanha, nos anos de 1943 e 1946. Casou, pela 2ª vez, em 1960 e viveu no Brasil até 1968, tendo actuado esporadicamente na televisão brasileira. A sua última aparição em cinema foi em "Kilas o Mau da Fita", de José Fonseca e Costa, em 1980. Faleceu a 5 de Novembro de 2008.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ferrari 612 Scaglietti

É o único desportivo de quatro lugares actualmente produzido pela Ferrari. Ostenta umas linhas simultaneamente agressivas, elegantes e sóbrias, espelho do seu carácter, como só Pininfarina sabe desenhar. O seu ar clássico e deliberadamente retro não é de espantar: serviu-lhe de inspiração um modelo de 1954 também por ele desenhado, o 375 MM, famoso por ter sido oferecido à actriz Ingrid Bergman pelo realizador Roberto Rosselini. Os Ferraris do anos 50' foram, de resto, dos melhores objectos de quatro rodas jamais desenhados... Mas se, exteriormente, o 612 se mantém fiel à tradição, no seu interior as mudanças são mais que muitas e podem até chocar os seguidores mais radicais da mítica marca italiana.





quinta-feira, 14 de abril de 2011

GOOGLE ART PROJECT

A Google lançou o projecto Art Project, iniciativa que permite que qualquer pessoa no mundo descubra e visualize virtualmente mais de mil obras de 17 dos principais museus do mundo, com uma qualidade de imagem excepcional e com a possibilidade de interagir com todas. O Metropolitan Museum of Art, Hermitage, Palácio de Versalhes, Rijksmuseum, Tate, Reina Sofía e o Thyssen estão entre as instituições que colaboraram com este projecto, que propõe também um percurso virtual de 360 graus pelas galerias dos museus graças à tecnologia street-view. O Google conseguiu as obras com uma resolução de 7 bilhões de pixels (uma qualidade de imagem mil vezes superior à das câmaras digitais convencionais), o que permite ver com visão microscópica os detalhes do traço das obras. As imagens são acompanhadas das explicações em vídeos do YouTube, de uns três minutos de duração, com especialistas da arte.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

MANUEL SOEIRO


"Manuel Soeiro principiou a sua carreira de futebolista no Luso do Barreiro de onde era natural, chegando então à Selecção Nacional, onde se estreou no dia 3 de Maio de 1932, num jogo disputado em Lisboa, em que Portugal derrotou a Jugoslávia por 3-2, com um golo seu.Transferiu-se para o Sporting em 1933, para logo se sagrar Campeão de Portugal, marcando os quatro golos com que os Leões derrotaram o Barreirense na final desse campeonato, naquela que foi a sua tarde de glória e que ficou para a história como o Poker de Soeiro.Tornou-se então num dos maiores goleadores de sempre do Clube, totalizando 204 golos marcados em 220 jogos oficiais, e voltou a ser decisivo na Final do último Campeonato de Portugal em 1937/38, ao marcar dois dos três golos com que o Sporting derrotou o Benfica.Ficou também para a história como o primeiro melhor marcador do Campeonato da Liga, em 1934/35, época em que marcou 14 golos.Repetiu a proeza em 1936/37 ao apontar 24 golos.Ao longo das doze temporadas que jogou no Sporting, ganhou um Campeonato Nacional, três Campeonatos de Portugal, uma Taça de Portugal e nove Campeonatos de Lisboa, integrando a linha avançada que antecedeu os Cinco Violinos, ao lado de Mourão, Pireza, Peyroteo e João Cruz.Representou por 12 vezes a Selecção Nacional, ao serviço da qual marcou 5 golos.Mais tarde, encaminhou para o Sporting o seu sobrinho Manuel Vasques, que viria a ser um dos Cinco Violinos.

Faleceu em Fevereiro de 1977."

segunda-feira, 11 de abril de 2011

FRASE DO DIA


(Augusto Cury)

A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser aluno.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

EU SIMPLESMENTE AMO-TE


Eu amo-te sem saber como, ou quando, ou a partir de onde. Eu simplesmente amo-te, sem problemas ou orgulho: eu amo-te desta maneira porque não conheço qualquer outra forma de amar sem ser esta, onde não existe eu ou tu, tão intimamente que a tua mão sobre o meu peito é a minha mão, tão intimamente que quando adormeço os teus olhos fecham-se.


Pablo Neruda, in "Cem Sonetos de Amor"

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A ARTE DE ALEX GROSS

A mistura de elementos da comunicação de massa com ícones da mitologia é a principal característica do trabalho de Alex Gross, artista americano morador em Los Angeles.









quarta-feira, 6 de abril de 2011

1483 - NASCIMENTO DE RAFAEL SANZIO



A 6 de Abril de 1483, nasce, em Urbino, na Itália, Rafael, mestre renascentista da pintura e da arquitectura, também conhecido por Raffaello Sanzio, Raffaello Santi, Raffaello de Urbino ou Rafael Sanzio de Urbino. Entre as suas obras mais conhecidas, destacamos Casamento da Virgem, As três Graças, Retrato de Maddalena Doni e A Transfiguração.


terça-feira, 5 de abril de 2011

COCO CHANEL


COCO CHANEL

de seu nome Gabriela Bonheur

(1883-1971)


Criadora de moda francesa, empresária, Coco Chanel foi uma inovadora no campo da moda. Lançou perfumes e uma infinidade de adereços de toilette. Criou o vestido camiseiro em 1920. A vida de Coco Chanel é o triunfo da sagacidade aliada a uma rara capacidade de improvisação e criatividade. Filha ilegítima foi, aos doze anos, abandonada pelo pai, com mais quatro irmãos. Começou por fazer chapéus. Foi amiga dos maiores do seu tempo: Picasso, Stravinsky, Cocteau, Diaghilev. Em 1910 estava já na Rue Cambon onde a Casa Chanel fez o seu nome. Em 1916, em plena guerra abriu 1º Salão de Moda de Paris. Em 1924 a Casa Chanel que esteve encerrada entre 1939 e 1954 porque a modista esteve exilada na Suíça, por ter tido uma relação amorosa com um oficial nazi. O seu regresso à moda foi penoso. Os franceses não tencionavam perdoar-lhe, porém Coco tinha demasiado génio para ficar parada. Quando apresentou a colecção de 1958 as francesas ficaram rendidas. A revista Elle escrevia em destaque: "Dez milhões de mulheres votam Chanel". Depois foi a continuação do sucesso, num mundo da moda que contava então com homens de peso como Dior, Balenciaga e Givenchy. Chanel viveu como uma soberana no Hotel Ritz, em Paris e ali faleceu com 87 anos. Nunca casou.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

PLANETA TERRA

Compreender as diferenças na gravidade vai ajudar a entender vários fenómenos que ocorrem no planeta - por exemplo, de que forma funcionam as correntes dos oceanos, responsáveis em parte pela distribuição do calor pelo globo. Pode ser útil também na medição das alterações nas camadas de gelo - ambos fenómenos relacionados com as alterações climáticas. E, é claro, estas imagens, ao mostrarem o que se passa dentro da Terra, poderão eventualmente ajudar a perceber a actividade sísmica. Este globo resulta das observações feitas pelo satélite GOCE ao longo de 12 meses. As zonas amarelas identificam as áreas do planeta com maior gravidade. As azuis, aquelas onde ela é menor. O colorido vibrante faz lembrar, irresistivelmente, as pastas coloridas com que brincávamos na infância. Aqui, com a sedução acrescida que têm todas as imagens que nos dão a ilusão de vermos o nosso mundo "lá de cima".

A esta forma, que lembra uma batata, os cientistas dão o nome de geóide. É a representação idealizada de como seria o globo - um oceano global - caso não houvesse ventos nem correntes e caso fosse moldado apenas pela gravidade. As diferenças de gravidade resultam do facto de a Terra não ser uma esfera perfeita e a distribuição do material rochoso no seu interior não ser uniforme.